Por essa época, foi visitada pelo Padre Missionário José Pascualine que, para celebrar a primeira missa, deu causa a diversas e sérias divergências entre os chefes das duas principais famílias da localidade – Rodrigues e Oliveira. Esta havia se fixado a suleste da cidade de Pouso Alegre, pois era desejo de ambos que a cerimônia se realizasse em sua casa. Distando uma da outra 5 a 6 léguas, sugeriu o referido missionário que a missa fosse rezada no ponto de divisa entre as terras de uma e outra família, medida que satisfez a todos e deu início à cidade que é hoje Rio Paranaíba.
Foi construída a igreja em 3 anos e ainda hoje existe na Praça chamada Rosário; e, ao pequeno arraial que se formava, foi dado o nome de São Francisco das Chagas do Campo Grande, em homenagem ao Padre Pascualine, que pertencia à ordem dos Franciscanos e à Fazenda Campo Grande, uma das maiores do município. Após a benção da capela do Rosário, em 1763, a povoação então chamada de são Francisco iniciou sua marcha para o futuro com aumento da população que logo atingiu 1500 habitantes.
Em 1800, teve início pelo Sr. Antônio Xavier Rodrigues um movimento para a elevação do povoado à categoria de Arraial, o que no entanto, só foi conseguido em 1830, pelo seu sucessor, Januário Mendes Rodrigues. Pelo ano de 1842, achava-se em construção uma nova igreja e, por ocasião de sua benção, realizada em 1844, o fato serviu de motivo bastante para elevar o arraial à sede de paróquia, o que foi alcançado em 1846.
Foi seu primeiro vigário o Padre Antônio Pinto Ribeiro. Em 1866, quando o referido pároco faleceu, a paróquia de São Francisco das Chagas foi elevada à categoria de freguesia, pela Lei Provincial nº 312 que, delimitando as divisas do arraial, colocou em seu território as localidades de Santo Antônio dos Tiros, Santo Antônio dos Patos e Pouso Alegre, que já lhe pertenciam desde 1846. Em 20 de setembro de 1848, pela Lei nº 347, foi criado o município de São Francisco das Chagas do Campo Grande, sendo anexados ao seu território mais os distritos de Pratinha e São Jerônimo. Em 1923, por sugestão do então Presidente do Estado, Doutor Olegário Maciel, recebeu o município o nome de Rio Paranaíba, em troca de São Francisco das Chagas do Campo Grande, em virtude da localização das nascentes do Rio Parnaíba estar no território municipal.
Distrito criado com a denominação de São Francisco das Chagas, pela lei provincial nº 312, de 08-04-1846, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Carmo do Paranaíba.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Rio Paranaíba, pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, desmembrado de Carmo do Paranaíba. Sede na antiga povoação de São Francisco das Chagas do Campo Grande. Constituído de 3 distritos: Rio Paranaíba, São Jerônimo e São Gotardo (ex-São Sebastião do Pouso Alegre ou Confusão), os 2 primeiros desmembrados de Carmo do Paranaíba o segundo desmembrado dos municípios de Rio Paranaíba, Pitangui e Abaeté. . Instalada em 01-06-1912.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 3 distritos: Rio Paranaíba, São Gotardo e São Jerônimo.
Pela lei estadual nº 622, de 18-09-1914, foi transferida a sede do município de Rio Paranaíba para a povoação de São Gotardo, tomando o município a denominação de São Gotardo e voltou a denominar-se São Francisco das Chagas.
Nos quadros de apuração do recenseamento geral 1-IX-1920, São Francisco das Chagas, figura como distrito de São Gotardo.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Rio Paranaíba, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, desmembrado de São Gotardo. Sede no atual distrito de Rio Paranaíba (ex-São Francisco das Chagas). Constituído de 2 distritos: Rio Paranaíba e Arapuá, criado pela lei estadual acima citado.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos:
Rio Paranaíba e Arapuá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.
Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, é criado o distrito de Abaeté dos Mendes e anexado ao município de Rio Paranaíba. Pela lei acima citado desmembra do município de Rio Paranaíba o distrito de Arupuá. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Rio Paranaíba e Abaeté dos Mendes.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital
São Francisco das Chagas para Rio Paranaíba, alterado pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.
O Campus Rio Paranaíba encontra-se situado na cidade de Rio Paranaíba-MG, localizada na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. O campus possui duas áreas: a primeira está situada na MG 230 – km 8, a aproximadamente 2,8 km da cidade de Rio Paranaíba contando com biblioteca, auditório, gabinetes de professores e coordenações de cursos, além dos setores administrativos e financeiro. A segunda área está localizada a 1.300 metros da Rodovia BR 354, no km 310, a uma distância aproximada de 12 km da sede do município e conta com salas de aula, auditórios e os laboratórios. O campus oferece graduação e pós-graduação nas áreas de conhecimento das Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas, Letras e Artes.
Cursos de Graduação
Administração , Agronomia, Ciências Biológicas (Ênfase em Conservação da Biodiversidade) , Ciências Contábeis, Ciências e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição , Química (Ênfase em Química Ambiental), Sistemas de Informação, Cursos e Programas de Pós-Graduação, Mestrado.